quinta-feira, 16 de março de 2017

Dr. Santana defende plebiscito para mudança de nome de Juazeiro do Norte

O deputado Dr. Santana (PT) solicitou a realização de plebiscito sobre a mudança do nome do município de Juazeiro do Norte para Juazeiro do Padre Cícero. O pronunciamento ocorreu durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (16/03).
Dr. Santana informou que tramita na Casa um decreto legislativo, de autoria dele, no qual propõe a realização da consulta. Segundo o parlamentar, a ideia é objeto de discussão há anos na cidade, e o debate começou na Câmara Municipal de Juazeiro, por meio do vereador João Batista.
“Padre Cícero foi fundador do município, primeiro prefeito e merece ser homenageado pelo grande trabalho que realizou, além de ser responsável pelo grande turismo religioso da região”, ressaltou Dr. Santana.
O parlamentar convidou ainda para o 5° Simpósio do Padre Cícero, que vai reunir estudiosos, pesquisadores e interessados para debater a vida do padre e o impacto da reabilitação do sacerdote para a beatificação dele. O evento vai ocorrer a partir de segunda-feira (20/03), em Juazeiro do Norte. Na ocasião, vai ser debatida também a proposta de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Beatificação do Padre Cícero.
A definição dos limites entre Juazeiro do Norte e Barbalha foi outro tema abordado por Dr. Santana no pronunciamento. Na avaliação do deputado, a lei votada em dezembro do ano passado na Casa foi prejudicial para Juazeiro. “É preciso resolver esse caso, para não prejudicar mais ainda a população”, solicitou.
Dr. Santana também comentou a importância da obra de transposição do rio São Francisco, que, segundo ele, vai beneficiar vários municípios cearenses, entre eles Juazeiro do Norte. “Fico feliz em ver o povo já exultante com essa obra, tomando água do rio. Essa luta começou com o ex-presidente Lula, em 2007, e foi tomando forma no decorrer dos anos”, lembrou.
Em aparte, a deputada Fernanda Pessoa (PR) defendeu a importância do simpósio sobre o Padre Cícero e a necessidade do debate, junto aos romeiros e população de Juazeiro de Norte, sobre a beatificação do sacerdote.
O deputado Danniel Oliveira (PMDB) defendeu a mudança de nome de Juazeiro do Norte. “Padre Cícero tem influência em toda a região do Cariri na questão da fé e também do turismo religioso e impulsiona a economia da região”, pontuou.
Já o deputado Ferreira Aragão (PDT) criticou a inclusão de “do Norte” no nome da cidade. “Já começou errado, era para ser Juazeiro do Sul. Com isso, um plebiscito para mudança de nome é mais do que justo”, disse.
Para o deputado Leonardo Pinheiro (PP), a conclusão da obra da transposição das águas do São Francisco é de grande importância para garantir a segurança hídrica do Ceará. Ele também destacou o esforço do governador Camilo Santana para que a obra seja finalizada até agosto.
O deputado Carlos Felipe (PCdoB) lamentou a demora na retomada das obras de transposição. “A obra passou mais de um ano parada, e o Governo Temer não fez nada”, apontou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário