quarta-feira, 6 de março de 2013

Antonio Viana fala sobre os bastidores da política no Ceará


Palanque novo - Com a presença da “pré-pré” campanha política, aberta em todo o País, ou seja, aquela fase onde os partidos se reorganizam (elegem seus novos diretórios, começam a usar o tempo no rádio e televisão, de acordo com o espaço partidário permitido, fomentar o lançamento de nomes para este ou aquele cargo, mesmo a eleição estando há quase dois anos), já temos algumas novidades que podem pintar no palanque em 2014. E claro, para os diversos cargos a serem disputados. Em nosso Ceará, além de uns quase quinze nomes (que já falam para o Governo do Estado), já existem outros tantos que também dizem, vão disputar vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Quanto ao Senado, nem tanto.

• Palanque novo 2 - Bem, a respeito de nomes ao Governo do Estado, o que mais se comenta neste momento é que o PMDB, o PT, o PSDB, o PSOL e o PSB devem ter candidatos à sucessão do governador Cid Gomes. Começando pelo partido do ocupante do Palácio da Abolição, que alinha, dentre outros: Mauro Filho (Sefaz), Leônidas Cristino (Secretário de Portos do Governo Federal e ex-prefeito de Sobral), Adail Fontenele (Seinfra), Quintino Vieira (DAE), Ferrúcio Feitosa (Sec. da Copa) e Roberto Cláudio (Prefeito de Fortaleza). Bem ligados ao Governador temos ainda - Eunício Oliveira e Domingos Filho (PMDB). Em outros partidos, fala-se em Toínha Rocha, João Alfredo (PSOL), Tasso Jereissati, Marcos Cals e Fernando Hugo (PSDB), Marcelo Silva (PV) e em termos de PT, caso tenha um candidato ao Governo, teria entre os nomes de peso: Senador José Pimentel e a ex-Prefeita Luizianne Lins.

• Palanque novo 3 - Sobre candidaturas que estariam a caminho para o Senado da República, sabe-se muito pouco. Como é apenas uma vaga e até aqui está com o senador Inácio Arruda (PC do B), também alinhado com o governador Cid Gomes, especula-se que os comunistas vão querer apoio do Palácio e aliados para reeleger Inácio. Quase impossível sua candidatura, com chances, sem esse apoio, convenhamos. Não estaria fácil, primeiro porque a vaga é pano para acordos, vale muito e o PC do B não se calcificou na eleição em Fortaleza. Pior, enfraqueceu muito. A vaga poderia ser para algum do PT. Falam em José Guimarães e também em Luizianne, num outro cenário. E o PDT poderá lançar Heitor Férrer? Enfim, são alguns nomes que começam a ser pontuados. E Tasso Jereissati não reavaliaria sua promessa de apenas cuidar dos netos, revelada quando foi derrotado por Eunício e Pimentel em 2012? As respostas só com o tempo.

• Palanque novo 4 - Agora, alguns nomes já ganhando visibilidade para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Querem vir de Brasília (da Câmara Federal para a Assembleia), dentre outros, o deputado Artur Bruno, do PT e Edson Silva (PSB). Afirma-se, nos bastidores, que Chico Lopes, do PC do B, é outro que pode retornar ao Legislativo Estadual. Dele, os estaduais Roberto Mesquita, João Jaime e Ferreira Aragão estariam analisando a disputa à Câmara Federal.

Coluna de Antonio Viana no Jornal O Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário